terça-feira, julho 31

Brasil (RJ): Hospital Souza Aguiar realiza cirurgia inédita, que recupera o sangue do paciente

http://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2007/07/19/296859562.asp
Saúde Hospital Souza Aguiar realiza cirurgia inédita, que recupera o sangue do paciente
Plantão Publicada em 19/07/2007 às 11h17m
EXTRA
RIO - O Hospital Municipal Souza Aguiar realizou nesta quarta-feira a primeira cirurgia com auxílio do equipamento Cell Save, que recupera o sangue do paciente durante grandes cirurgias. A Secretaria Municipal de Saúde está avaliando a adoção do equipamento -- que, segundo o órgão, é inédito na rede pública do Rio -- nos procedimentos em que há grande perda de sangue.
Com esse aparelho, o sangue que o paciente perde normalmente é coletado e, após ser processado e tratado, é devolvido a ele, evitando as transfusões e diminuindo o risco de reações e rejeições. Os médicos usaram o equipamento em uma cirurgia de aneurisma abdominal de grande porte. O paciente passa bem.
O Souza Aguiar é pioneiro na busca por métodos alternativos à transfusão de sangue, utilizando há cinco anos a técnica de hipotensão induzida, que consiste em baixar a pressão do paciente para amenizar possível hemorragia, além de outras técnicas anestésicas como a hemodiluição. Em abril, o hospital adquiriu dois bisturis com feixe de argônio, que cortam e cicatrizam simultaneamente, evitando grandes perdas sangüíneas. O uso de outros métodos diversos da transfusão é importante, pois reduz os riscos de contaminação e garante sangue de tipos raros aos pacientes. Esses métodos aumentam ainda as chances de uma boa reação do organismo submetido ao procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário