Jornal da Manhã
08/11/2007
SUS não segue recomendação do MS
A recomendação para que os hemocentros utilizem o novo teste NAT para detecção de vírus como HIV e hepatite, em substituição ao Elisa, não vem sendo seguida pelo SUS, que reluta em adotar o moderno teste, que aumenta a segurança nas transfusões. O NAT reduz a chamada janela imunológica, período em que o vírus pode ser transmitido sem ser detectado pelo teste convencional.
Segundo Dante Langhi, diretor da Sociedade Brasileira de Hemoterapia e Hematologia - SBHH, há avanços para reduzir os riscos. Segundo a revista americana Transfusion, especializada no segmento, o risco de contaminação durante uma transfusão de sangue no Brasil é 10 vezes maior do que a realizado na Europa e nos Estados Unidos.
HIV. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico Aids e DST do Ministério da Saúde, os novos casos de Aids em indivíduos com 13 anos ou mais, em 2006, causados por transfusão sangüínea chegam a 14, sendo 8 homens e 6 mulheres.
Congresso. Este e outros assuntos polêmicos são temas do Hemo 2007 – Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, que começou ontem e termina no sábado, 10, em São Paulo.
Comparar salário com amigos pode trazer infelicidade, diz pesquisa
-
Segundo estudo francês, comparação com colegas de trabalho é menos nociva;
mais pobres tendem a comparar mais os rendimentos.
*BBC*
Comparar o próprio sa...
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário